Como fazer o autoexame da tireoide?

A palpação do pescoço e da glândula tireoide faz parte do exame físico do paciente pelo médico. Entretanto, pode também ser realizado pelo próprio paciente. Recomendação do autoexame já existe, por exemplo, na detecção de nódulos de mama.

O autoexame da tireoide divide-se nas seguintes etapas:

1) Inspeção: fique diante de um espelho sob boa iluminação e engula alguns goles de água. Enquanto engole, verifique atentamente a parte anterior baixa do pescoço, ou seja, abaixo do pomo-de-adão. O pomo-de-adão (proeminência laríngea) é facilmente notado em homens, especialmente se magros. Nas pessoas com pescoço mais grosso e nas mulheres, a identificação é ajudada pela palpação. A tireoide é móvel com a deglutição, isto é, quando engolimos, a tireóide eleva-se. Assim, se houver nódulos (caroços) nas glândulas, estes vão subir com o ato de engolir.

2) Palpação: deve ser feita na mesma região indicada acima, logo na parte anterior do pescoço, abaixo do pomo-de-adão e acima das clavículas. O próprio paciente pode fazê-la, utilizando dois ou três dedos de cada lado.

O grupo de pessoas mais propensas a apresentar nódulos tireoidianos são as mulheres acima dos 40 anos de idade.

Se julgar que há algo anormal, seja à inspeção, seja à palpação, não hesite em procurar um especialista para a devida avaliação.