A importância da tireoide na vida das pessoas
A glândula da tireoide foi analisada cientificamente no século XVI, dada a sua importância na produção de hormônios T3 e T4, responsável pelo equilíbrio funcional de vários órgãos, como rins, fígado, ovários, cérebro e coração.
Ela se apresenta como uma glândula em forma de borboleta (com dois lobos), situada no pescoço, abaixo do que chamamos popularmente de “gogó”.
O bom funcionamento desta glândula é fundamental na formação do feto, na infância e na adolescência.
O hipotireoidismo nada mais é do que a falta ou diminuição do hormônio tireoidiano, responsável, geralmente, pela elevação do colesterol (gordura no sangue) e anemia, surgindo mais frequentemente em mulheres.
Geralmente, os sintomas são: cansaço, aumento de peso, queda de cabelo, sonolência excessiva, depressão, olhos e rostos inchados, pele seca, intestino preso e esquecimento. Na mulher, há sintomas como menstruação irregular e falta de ovulação. O hipotireoidismo pode ser diagnosticado por meio de exames laboratoriais.
O hipertireoidismo nada mais é do que o aumento do hormônio tireoidiano, fazendo com que tudo funcione em ritmo acelerado. São seus principais sintomas: nervosismo, calor em excesso, insônia, perda de peso, diarreia, enfraquecimento das unhas, tremor e o coração trabalhando em ritmo mais acelerado. Exames laboratoriais também são úteis ao diagnóstico.
NÓDULOS TIREOIDIANOS
Nódulos no interior da glândula tireóide são comuns e, na maioria dos casos, são benignos, sendo malignos em torno de 5% dos casos. Dessa forma, devem ser investigados e acompanhados por um especialista.
COMO REALIZAR O AUTOEXAME
Para fazer o autoexame, você precisa de apenas um copo d’água e um espelho. Depois, siga o passo-a-passo:
1- Segure o espelho e procure no seu pescoço a região logo abaixo do “gogó”. Esta é sua glândula tireoide.
2- Incline o pescoço para trás, para que a região fique mais exposta e visível no espelho. Em seguida, beba um pouco de água, fazendo com que a glândula da tireoide suba e desça. Observe, nesta hora, se existe algum caroço ou saliência, não confundindo com o “gogó”.
Repita este teste várias vezes para ter certeza. Em caso de dúvida, procure um profissional médico especializado.
O QUE É O CÂNCER DE TIREOIDE?
O câncer de tireoide apresenta boas possibilidades de cura, mas exige cuidados especiais e monitoramento por meio de exames. Na maioria dos casos, o tratamento inclui a remoção da tireoide por meio de cirurgia, seguida ou não por terapia com iodo radioativo.
Todo nódulo na tireoide deve ser avaliado por um especialista, caso exista a chance de abrigar um câncer. Portanto, se você recebeu um diagnóstico de câncer na tireoide, não se desespere! A maioria consegue se curar e se recuperar muito bem deste tipo de tumor.
É de suma importância a realização de exames e a obediência das orientações de seu médico. Embora as perspectivas de tratamento sejam boas, este tipo de câncer pode reaparecer ou se espalhar por outras partes do corpo. Desse modo, o acompanhamento com exames de rotina deve ser realizado pelo resto da vida.
