Pós-operatório da operação da tireóide

A tireoide é a glândula endócrina mais operada. As indicações podem ser sumarizadas em quatro:

1) Hipertireoidismo (contudo, há outras opções de tratamento, com medicações e radioiodoterapia);

2) Bócio compressivo (tireoide de grande volume, que pode mergulhar para o mediastino e/ou comprimir órgãos vizinhos);

3) Suspeita ou confirmação de malignidade (câncer);

4) Estética (é uma indicação relativa).

A maioria das operações da glândula tireoide requer a permanência hospitalar de um pernoite. Normalmente, no pós-operatório imediato, após o paciente sair da sala de recuperação pós-anestésica e dirigir-se à enfermaria, dieta leve está liberada e o paciente pode caminhar, por exemplo, para ir ao banheiro, acompanhado. Na manhã seguinte, antes da alta hospitalar, retira-se o dreno, desde que tenha sido utilizado.

Até a retirada dos pontos, que é feita de 7 a 10 dias após, o paciente deve obedecer repouso relativo, evitando esforços físicos excessivos. Dieta e medicações habituais devem ser reconciliadas imediatamente à alta. O paciente deve manter-se bem hidratado.

Com relação à cicatriz cirúrgica, convém usar bloqueador solar por cerca de três meses e algum hidratante tópico, seja creme, seja silicone, conforme orientação do cirurgião.

Após 30 dias de pós-operatório, deve-se realizar a dosagem laboratorial dos hormônios tireoidianos, para avaliar necessidade de instituir ou de corrigir a dose da levotiroxina já administrada previamente (reposição hormonal). Em caso de tireoidectomia total, é importante estar atento a sintomas como formigamento (parestesia) de dedos de pés e mãos e dos lábios, que pode ser indicativo de queda do cálcio no sangue. Esses sintomas podem ser resultantes de eventual comprometimento das glândulas paratireóides, que se localizam adjacentes à tireoide e podem ser removidas ou lesadas na operação. Dependendo do caso, o cirurgião já poderá orientar reposição do Cálcio (e até da vitamina D) por ocasião da alta, bem como a dosagem sanguínea desse íon.

Normalmente, o período pós-operatório da cirurgia da tireoide é confortável, com pouca dor e boa recuperação.