O que é Tireoidite de Hashimoto

Tireoidite é todo processo inflamatório da glândula tireóide. Possui várias causas:

– Tireoidite aguda: é de causa infecciosa, por bactérias da flora de boca e orofaringe e costuma evoluir para a formação de abscesso (coleção de pus), sendo necessária a drenagem cirúrgica associada ao uso de antibióticos. É muito rara, pois a tireoide tem mecanismos de proteção contra infecções (cápsula, alta vascularização e presença de Iodo).

– Tireoidite subagudas: também pouco frequentes, costumam ser transitórias e a causa é imunológica ou viral. Pode passar despercebida ou manifestar-se com dor na região anterior baixa do pescoço. Corticóides costumam ter boa resposta.

– Tireoidite crônica linfocítica (Hashimoto): é muito frequente, especialmente entre mulheres após 40 anos de idade. É uma doença inflamatória autoimune, em que o organismo produz os auto anticorpos que destroem a glândula, substituindo o tecido normal por fibrose.

Como consequência, a produção dos hormônios (T3 e T4) diminui progressivamente, até a paciente apresentar hipotireoidismo. Inicialmente, este subclínico (também chamado laboratorial), ou seja, somente o TSH está aumentado; com o passar do tempo, acrescenta-se a diminuição dos níveis do T3 e T4, já caracterizando a forma clínica da doença. Nessas condições, já ocorrem os sinais e sintomas do hipotireoidismo. Muitas vezes, o diagnóstico é ao acaso, em exames laboratoriais de rotina.

O tratamento consiste em reposição hormonal – levotiroxina, que é definitivo, pois a glândula não recupera a função perdida. A dose é ajustada de conformidade com os controles laboratoriais.