O que é função tireoidiana?

A tireoide é uma glândula localizada na região anterior baixa do pescoço, anteriormente à laringe (caixa da voz) e traquéia. Apresenta dois lobos (direito e esquerdo), unidos entre si pelo istmo. Assim, tem o formato de “H” ou de borboleta.

A tireóide produz os hormônios Te (triiodotironina) e T4 (tetraiodotironina), essenciais para a vida. O Iodo é matéria-prima para a produção desses hormônios, sendo adquirido por meio da alimentação. Algumas áreas, notadamente aquelas afastadas do mar, são ditas iodoprivas, ou seja, com carência de Iodo. No Brasil, a iodinização do sal de cozinha (adição de Iodo ao sal que se utiliza na alimentação) evitou os efeitos de tal carência.

CONTROLE DA PRODUÇÃO DOS HORMÔNIOS TIREOIDIANOS

O hipotálamo, no cérebro, produz o TRH – hormônio liberador da tireotrofina. A hipósife (ou pituitária), por sua vez, é uma glândula endócrina localizada na base do crânio, um pouco abaixo do hipotálamno. Entre outros hormônios, ela produz o TSH – hormônio tireo-estimulante ou tireotrofina, sob estímulo do TRH. Por sua vez, o TSH estimula a glândula tireóide a desenvolver-se e crescer e a produzir o T3 e o T4. Estes dois hormônios exercem efeito inibidor sobre as produções de TRH no hipotálamo e de TSH na hipófise. Esse mecanismo de auto-regulação do eixo hipotálamo-hipófise-tireoide permite, em condições normais, a manutenção do nível desses hormônios.

Uma pessoa com hormônios normais é considerada sob eutireoidismo. A deficiência de T3 e T4 (que se associa com o aumento do TSH) é dito hipotireoidismo, enquanto a situação inversa é o hipertireoidismo.

O hipertireoidismo ocorre quando a glândula toda produz muito hormônio (doença de Graves) ou quando algum nódulo é hiperfuncionante ou autônomo (doença de Plummer). Já a principal causa de hipotireoidismo é a tireoidite linfocítica crônica (ou de Hashimoto), de alta prevalência populacional, especialmente entre mulheres acima dos 40 anos.

É importante ressaltar que a existência ou não de nódulos na tireoide não está necessariamente relacionada à normalidade ou alteração dos hormônios tireoidianos. Assim, um paciente em eutireoidismo pode ser portador de nódulos.