O que é câncer de boca?
O câncer de boca é uma denominação que inclui os cânceres de lábio e de cavidade oral (mucosa bucal, gengivas, palato duro, língua oral e assoalho da boca). O câncer de cavidade oral acomete principalmente fumantes e os riscos aumentam quando o paciente também é alcoólatra. O câncer de lábio é mais freqüente em pessoas brancas e com maior ocorrência no lábio inferior em relação ao superior, principalmente pela maior exposição ao sol.
FATORES DE RISCO
Os principais fatores de risco do câncer de boca são:
- Pacientes acima de 40 anos de idade
- Vício de fumar
- Consumo excessivo de álcool
- Má higiene bucal
- Uso de próteses dentárias mal-ajustadas
SINTOMAS
O principal sintoma deste tipo de câncer é o aparecimento de feridas na boca que não cicatrizam em uma semana. Manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na mucosa da boca também são suspeitas. Casos mais avançados podem apresentar dificuldade para mastigar e engolir, emagrecimento acentuado, dor e presença de caroço no pescoço.
PREVENÇÃO E DIAGNÓSTICO PRECOCE
Para prevenção do câncer de boca, deve-se evitar o fumo e o álcool, promover a higiene bucal, ter os dentes tratados, fazer uma consulta odontológica de controle a cada ano e a manutenção de uma dieta saudável, rica em vegetais e frutas. Com relação ao câncer de lábio, evitar a exposição ao sol sem proteção (filtro solar e chapéu de aba longa). O combate ao tabagismo é igualmente importante na prevenção deste tipo de câncer.
EXAME CLÍNICO DA BOCA
O exame rotineiro da boca feito por um profissional de saúde pode diagnosticar lesões iniciais, podendo ser tratadas precocemente, apresentando assim um bom prognóstico.
TRATAMENTO
A cirurgia e/ou a radioterapia são, isolada ou associadamente, os métodos terapêuticos aplicáveis ao câncer de boca.
